SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Três olhares sobre a análise de narrativas na pesquisa em educação matemáticaA pesquisa como princípio pedagógico no contexto do PROEJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SILVA, Assis Leão da; CAU, José Nildo Alves  e  OLIVEIRA, Maria Dayana Lopes de. Pesquisas produzidas no Brasil sobre educação e cidadania: um estudo do tipo estado da arte. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e059.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-59.

O artigo se propõe a identificar as problematizações realizadas no Brasil, nos anos de 2014 a 2018, quanto à temática educação e cidadania, com a finalidade de mapear o estado da arte e apresentar as contribuições dos trabalhos analisados. O estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. Os trabalhos examinados, 7 teses e 10 dissertações, foram obtidos por meio de consulta à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O estado da arte, nesse artigo, foi dividido em dois momentos. Primeiramente, foram analisados os dados objetivos dos trabalhos selecionados, por meio da identificação e quantificação desses dados. No segundo momento, foram realizados os aprofundamentos das teses e dissertações. Os resultados revelaram, dentre outras coisas, um número reduzido de pesquisas, denotando a necessidade de novas problematizações quanto ao tema proposto, especialmente articuladas aos interesses da juventude.

Palavras-chave : Estado da Arte; Educação; Cidadania; Juventude.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )