SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Pesquisas produzidas no Brasil sobre educação e cidadania: um estudo do tipo estado da arteDo conceito de Atividade Orientadora de Ensino às situações desencadeadoras de aprendizagem em pesquisas sobre ensino e formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

CASTAMAN, Ana Sara; BORTOLI, Lis Ângela De  e  TOMMASINI, Angélica. A pesquisa como princípio pedagógico no contexto do PROEJA. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e060.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-60.

Este estudo tem por objetivo conhecer os fundamentos que norteiam os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), de modo a compreender as bases conceituais da pesquisa como princípio pedagógico no contexto do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva, pautando-se em uma perspectiva qualitativa e dialética e pela técnica bibliográfica. Está organizado em 02 (duas) seções: a) aborda as bases conceituais dos IF, enfatizando a pesquisa como um princípio pedagógico; b) apresenta a análise de um relato de experiência do ensino com pesquisa no contexto do PROEJA. Conclui-se que a pesquisa em sala de aula está indissociável do ensino. Assim, há que criar espaços efetivos no PROEJA para que os estudantes possam lidar com elementos inerentes à pesquisa como o questionamento, a construção de argumentos, a produção escrita e o diálogo.

Palavras-chave : Pesquisa; Educação de Jovens e Adultos; Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )