SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28La investigación como principio pedagógico en el contexto de PROEJA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SOUZA, Flávia Dias de; AGUIAR, Claudiovane Parralego de; OLIVEIRA, Divanete Maria Bitdinger de  y  BATISTA, Mariana Laís. Do conceito de Atividade Orientadora de Ensino às situações desencadeadoras de aprendizagem em pesquisas sobre ensino e formação de professores. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e061.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-61.

O artigo tem como objetivo investigar como as situações desencadeadoras de aprendizagem podem ser elaboradas na direção da apropriação de um conceito matemático. O estudo centra-se no conceito de Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como base teórico-metodológica para a organização do ensino e nas situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA), desenvolvidas intencionalmente por meio de jogos, histórias virtuais e situações emergentes do cotidiano em pesquisas vinculadas ao Grupo de estudos e pesquisas sobre a Atividade Pedagógica. O caminho metodológico parte do levantamento de cinquenta pesquisas que envolvem o conceito de AOE e a formação de professores ou o ensino de matemática, em trabalhos vinculados aos pesquisadores do grupo ou de seus orientandos diretos, localizados a partir dos registros dos currículos Lattes. A análise das SDA nas pesquisas revela indícios do modo geral de organização do ensino e da formação que preservam princípios da AOE como a essência do conceito e a coletividade.

Palabras clave : Atividade Orientadora de Ensino; Situações Desencadeadoras de Aprendizagem; Formação de Professores; Educação Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )