SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Education Research Networks and Scientific CollaborationCollaborative praxis in the process of networked research: the methodological debate on the qualitative approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

MAGALHAES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Tiago Zanquêta de  and  ARGUELLO, Susana Beatriz. Investigação colaborativa e o processo de formação de redes de conhecimento. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e003.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-3.

O artigo tem por tema as experiências da investigação colaborativa na consolidação de redes de conhecimento, a partir da experiência da Redecentro - Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste, Brasil. Tem por objetivo contribuir com o debate acerca da presença de obstáculos epistemológicos que interferem nos processos de metacognição e vigilância epistemológica, comprometendo a qualidade social da produção do conhecimento. Inspirados na sistematização de experiências, estruturamos o artigo em torno de duas categorias centrais: 1. a investigação colaborativa e em rede, especialmente no contexto da Redecentro; e 2. o processo formativo de pesquisadores(as), com foco em princípios orientadores da metacognição e da vigilância epistemológica. Concluímos que a convivência coletiva e colaborativa consolida um espaço aberto e sensível à socialização de dúvidas e experiências, além de influenciar o sentido colaborativo-crítico na realização das investigações com mais segurança e autonomia, fortalecendo processos emancipatórios e humanizadores, para além das redes de pesquisa.

Keywords : Investigação Colaborativa; Redes de Conhecimento; Metacognição; Vigilância Epistemológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )