SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Redes de investigación en educación y colaboración científicaPraxis colaborativa en el proceso de investigación en red: el debate metodológico sobre el enfoque cualitativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MAGALHAES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Tiago Zanquêta de  y  ARGUELLO, Susana Beatriz. Investigação colaborativa e o processo de formação de redes de conhecimento. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e003.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-3.

O artigo tem por tema as experiências da investigação colaborativa na consolidação de redes de conhecimento, a partir da experiência da Redecentro - Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste, Brasil. Tem por objetivo contribuir com o debate acerca da presença de obstáculos epistemológicos que interferem nos processos de metacognição e vigilância epistemológica, comprometendo a qualidade social da produção do conhecimento. Inspirados na sistematização de experiências, estruturamos o artigo em torno de duas categorias centrais: 1. a investigação colaborativa e em rede, especialmente no contexto da Redecentro; e 2. o processo formativo de pesquisadores(as), com foco em princípios orientadores da metacognição e da vigilância epistemológica. Concluímos que a convivência coletiva e colaborativa consolida um espaço aberto e sensível à socialização de dúvidas e experiências, além de influenciar o sentido colaborativo-crítico na realização das investigações com mais segurança e autonomia, fortalecendo processos emancipatórios e humanizadores, para além das redes de pesquisa.

Palabras clave : Investigação Colaborativa; Redes de Conhecimento; Metacognição; Vigilância Epistemológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )