SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Investigação colaborativa e o processo de formação de redes de conhecimentoEstudos em rede sobre os princípios da formação docente na contemporaneidade: uma análise da realidade na UP/Moçambique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SILVA, Elsieni Coelho da; SANTOS, Antônio Neto Ferreira dos  e  FERNANDEZ, Graciela María Elena. Práxis colaborativa no processo de investigação em rede: o debate metodológico sobre a abordagem qualitativa. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e004.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-4.

A práxis de pesquisas colaborativas da Rede de Pesquisadores do Centro-Oeste possibilitam a apreciação de coleta de dados em teses e dissertações e a elaboração de diferentes recortes, análises, debates e comunicações sobre professor relacionadas com a produção acadêmica dos programas de pós-graduação em educação dessa região. Em um desses contornos, questiona-se: o que revelam os dados quantitativos e qualitativos sobre abordagem de pesquisa em teses e dissertações sobre professor no Centro-Oeste? Como eles contribuem para pensar e diferenciar abordagem qualitativa no método fenomenológico e materialista histórico-dialético? O propósito é analisar essas abordagens para aperfeiçoar a construção de referenciais teórico-metodológicos, sobretudo, ampliar a interlocução de meta-análises suprindo carências de quem busca a pesquisa colaborativa como meio de formação. Infere-se que a pesquisa colaborativa amplia processos de formação e conscientização, o que torna presente uma atitude crítico-reflexiva entre pesquisadores na construção de conhecimentos sistematizados.

Palavras-chave : Abordagem qualitativa; Pesquisa colaborativa; Formação docente; Método fenomenológico; Método materialista histórico Dialético.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )