SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Collaborative praxis in the process of networked research: the methodological debate on the qualitative approachCollaborative research: contributions to didactic training and pedagogical work of the basic education teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

BUQUE, Suzete Lourenço. Estudos em rede sobre os princípios da formação docente na contemporaneidade: uma análise da realidade na UP/Moçambique. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e005.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-5.

Este artigo tem como objetivo analisar os princípios gerais que orientam a formação de professores na fase contemporânea. Buscamos refletir sobre o como eles permeiam a formação de professores, buscando identificar e compreender se há aproximações com os princípios que orientam a formação de professores na Universidade Pedagógica de Moçambique (UP). A reflexão baseou-se na pesquisa documental e na experiência pessoal, como docente da mesma instituição. A leitura de documentos orientadores aponta para a existência de aproximações, mas também divergências. O desafio está na correta interpretação e na criação de um contexto que favoreça a aplicação dos princípios comuns, sobretudo no que se refere a concepção de educação que cada professor formador defende.

Keywords : Estudos em rede; Princípios da formação; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )