SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Network studies on the principles of contemporary teacher education: an analysis of the reality in UP/MozambiqueCritical Collaborative Research: Portuguese language teaching planned with deaf students for deaf students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SILVA, Edileuza Fernandes; SOARES, Enílvia Rocha Morato  and  TORRES, Henrique Rodrigues. Pesquisa colaborativa: contribuições para a formação didática e o trabalho pedagógico do professor da educação básica. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e006.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-6.

O artigo resulta de pesquisa colaborativa, financiada pela FAP-DF, com o objetivo de discutir contribuições das didáticas específicas para a formação e o trabalho pedagógico de professores da educação básica. Analisamos, a partir da abordagem qualitativa, dados levantados de questionários no Google Forms respondidos por 26 professores. Discutimos conceitualmente as didáticas na formação docente, suas contribuições para o trabalho pedagógico e os subsídios da pesquisa colaborativa para a formação de pesquisadores comprometidos com a realidade escolar. Concluímos reafirmando a relevância da formação didática para o trabalho pedagógico com vistas à garantia das aprendizagens de todos os estudantes e da pesquisa colaborativa para a produção de conhecimentos sobre didáticas e formação docente, bem como para a formação dos pesquisadores.

Keywords : Educação; Didáticas; Formação de professores; Pesquisa Colaborativa; Trabalho Pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )