SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Estudios en red sobre los principios de la formación docente contemporánea: un análisis de las influencias en la formación docente en UP / MozambiqueInvestigación de colaboración crítica: enseñanza de la lengua portuguesa con sordos a sordos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SILVA, Edileuza Fernandes; SOARES, Enílvia Rocha Morato  y  TORRES, Henrique Rodrigues. Pesquisa colaborativa: contribuições para a formação didática e o trabalho pedagógico do professor da educação básica. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e006.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-6.

O artigo resulta de pesquisa colaborativa, financiada pela FAP-DF, com o objetivo de discutir contribuições das didáticas específicas para a formação e o trabalho pedagógico de professores da educação básica. Analisamos, a partir da abordagem qualitativa, dados levantados de questionários no Google Forms respondidos por 26 professores. Discutimos conceitualmente as didáticas na formação docente, suas contribuições para o trabalho pedagógico e os subsídios da pesquisa colaborativa para a formação de pesquisadores comprometidos com a realidade escolar. Concluímos reafirmando a relevância da formação didática para o trabalho pedagógico com vistas à garantia das aprendizagens de todos os estudantes e da pesquisa colaborativa para a produção de conhecimentos sobre didáticas e formação docente, bem como para a formação dos pesquisadores.

Palabras clave : Educação; Didáticas; Formação de professores; Pesquisa Colaborativa; Trabalho Pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )