SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Estudos em rede sobre os princípios da formação docente na contemporaneidade: uma análise da realidade na UP/MoçambiquePesquisa Crítica de Colaboração: o ensino de Língua Portuguesa pensado com os surdos para os surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SILVA, Edileuza Fernandes; SOARES, Enílvia Rocha Morato  e  TORRES, Henrique Rodrigues. Pesquisa colaborativa: contribuições para a formação didática e o trabalho pedagógico do professor da educação básica. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e006.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-6.

O artigo resulta de pesquisa colaborativa, financiada pela FAP-DF, com o objetivo de discutir contribuições das didáticas específicas para a formação e o trabalho pedagógico de professores da educação básica. Analisamos, a partir da abordagem qualitativa, dados levantados de questionários no Google Forms respondidos por 26 professores. Discutimos conceitualmente as didáticas na formação docente, suas contribuições para o trabalho pedagógico e os subsídios da pesquisa colaborativa para a formação de pesquisadores comprometidos com a realidade escolar. Concluímos reafirmando a relevância da formação didática para o trabalho pedagógico com vistas à garantia das aprendizagens de todos os estudantes e da pesquisa colaborativa para a produção de conhecimentos sobre didáticas e formação docente, bem como para a formação dos pesquisadores.

Palavras-chave : Educação; Didáticas; Formação de professores; Pesquisa Colaborativa; Trabalho Pedagógico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )