SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Collaborative training of teachers who teaches mathematics: an experience in the context of remote activitiesTraining research from different perspectives in the field of professional teacher development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SILVA, Michelly Vital da  and  CERICATO, Itale Luciane. A formação continuada na perspectiva da colaboração profissional entre professores: uma revisão bibliográfica. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e009.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-9.

Este artigo apresenta dados de estudo que revisou o estado da questão a respeito da formação continuada na perspectiva da colaboração profissional entre professores. O interesse pelo tema decorre de a literatura especializada apontar que a formação continuada realizada por meio de cursos, palestras e seminários tem sido insuficiente para suprir as necessidades dos professores frente aos atuais desafios da profissão, evidenciando a conveniência de se conhecer alternativas mais eficazes. Foram buscadas, a partir do descritor “formação continuada colaborativa em serviço”, pesquisas empíricas recentes produzidas nos últimos cinco anos e publicadas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal de Periódicos da Capes e no portal de dados científicos WorldWideScience.org. Os resultados encontrados apontam que processos de formação continuada, realizados de modo colaborativo entre os professores, promovem mudanças na prática pedagógica e contribuem para o desenvolvimento profissional docente.

Keywords : Formação continuada de professores; Colaboração profissional; Desenvolvimento profissional docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )