SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A formação colaborativa de professores que ensinam matemática: uma experiência no contexto de atividades remotasA pesquisa-formação sob diferentes perspectivas no campo do desenvolvimento profissional docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SILVA, Michelly Vital da  e  CERICATO, Itale Luciane. A formação continuada na perspectiva da colaboração profissional entre professores: uma revisão bibliográfica. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e009.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-9.

Este artigo apresenta dados de estudo que revisou o estado da questão a respeito da formação continuada na perspectiva da colaboração profissional entre professores. O interesse pelo tema decorre de a literatura especializada apontar que a formação continuada realizada por meio de cursos, palestras e seminários tem sido insuficiente para suprir as necessidades dos professores frente aos atuais desafios da profissão, evidenciando a conveniência de se conhecer alternativas mais eficazes. Foram buscadas, a partir do descritor “formação continuada colaborativa em serviço”, pesquisas empíricas recentes produzidas nos últimos cinco anos e publicadas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal de Periódicos da Capes e no portal de dados científicos WorldWideScience.org. Os resultados encontrados apontam que processos de formação continuada, realizados de modo colaborativo entre os professores, promovem mudanças na prática pedagógica e contribuem para o desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave : Formação continuada de professores; Colaboração profissional; Desenvolvimento profissional docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )