SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Formación continua desde la perspectiva de colaboración profesional entre profesoresProceso formativo del profesorado para la educación inclusiva subvencionado por el Diseño Universal para el Aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

XIMENES, Priscilla de Andrade Silva; PEDRO, Luciana Guimarães  y  CORREA, Avani Maria de Campos. A pesquisa-formação sob diferentes perspectivas no campo do desenvolvimento profissional docente. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e010.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-10.

O objetivo desse artigo é discutir diferentes tipologias da pesquisa-formação, que se manifesta com características e peculiaridades na forma de pesquisa-ação, pesquisa colaborativa e pesquisa-ação crítico-colaborativa à luz de um referencial teórico crítico. Essas pesquisas em educação, especialmente no campo da formação de professores, têm em comum o compromisso com a transformação e ancoram-se na perspectiva contra hegemônica de formação e de produção do conhecimento científico. Para tanto, o trabalho foi organizado em duas partes: na primeira, procuramos encontrar elementos e considerações de ordem teórico-metodológicas sobre as especificidades, potencialidades e principais desafios da pesquisa-formação. Na segunda parte, apresentamos o percurso teórico-metodológico, análises e resultados de uma pesquisa colaborativa realizada com professores da Educação básica da Rede pública de Ensino de Uberlândia/MG (PEDRO, 2019) com o intuito de analisar questões relacionadas ao uso dessa metodologia de pesquisa, tendo em vista o fortalecimento da pesquisa-formação em educação e o desenvolvimento profissional docente.

Palabras clave : Pesquisa-formação; Pesquisa ação; Pesquisa colaborativa; Formação docente; Desenvolvimento Profissional Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )