SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A pesquisa-formação sob diferentes perspectivas no campo do desenvolvimento profissional docenteNarrativas de professores formadores: práticas pedagógicas no ensino com a oralidade e a escrita na perspectiva dos multiletramentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza  e  VITALIANO, Celia Regina. Processo formativo de professores para a Educação Inclusiva subsidiado pelo Desenho Universal para a Aprendizagem. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e011.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-11.

O aprimoramento do trabalho pedagógico, desenvolvido pelos professores na classe comum, representa uma condição essencial para favorecer práticas pedagógicas inclusivas. Nesse sentido, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) consiste em uma abordagem curricular para a educação inclusiva. Este artigo tem o objetivo de descrever um processo formativo desenvolvido junto a professoras atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando o desenvolvimento de práxis inclusivas subsidiadas nos princípios do DUA, por meio de uma pesquisa colaborativa. Três docentes participaram do processo. A coleta dos dados ocorreu durante o desenvolvimento de práticas reflexivas, planejamentos colaborativos e participações da pesquisadora em sala de aula. Constatou-se que o processo formativo, subsidiado pelo DUA e aliado aos procedimentos da pesquisa colaborativa, favoreceu o aprimoramento na qualidade do ensino, evidenciado nas mudanças ocorridas nos planos de aulas e nas práticas pedagógicas efetivas das docentes.

Palavras-chave : Formação de professores; Educação Inclusiva; Prática Pedagógica; Desenho Universal para a Aprendizagem; Pesquisa colaborativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )