SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Education Process of Teachers for Inclusive Education subsidized by the Universal Design for LearningEducational public policies that permeate the pedagogical practice of Early Childhood Education in the perspective of School Inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

TENO, Neide Castilho de Araújo; OLIVEIRA, Edinéia Leite dos Santos  and  ZEVIANI, Maristela. Narrativas de professores formadores: práticas pedagógicas no ensino com a oralidade e a escrita na perspectiva dos multiletramentos. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e012.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-12.

Este estudo vincula-se ao projeto “Memórias de professores: diálogos sobre o Letramento e o ensino da Língua Portuguesa - etapa II” objetivando reflexão acerca do ensino da língua portuguesa nas escolas públicas. Analisa o ensino da oralidade e escrita enquanto prática docente na perspectiva do multiletramento. Objetiva compreender práticas pedagógicas dos professores em formação em Letras, por meio da análise de fragmentos de narrativas orais e escritas desses professores. Utilizou-se metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2013) para análise dos dados com recorte para relação ensino e prática pedagógica, prática de ensino de textos orais e escritos, oralidade e escrita. Utilizou-se os teóricos Bakhtin/Volochínov (1997; 2014), Tfouni (2010), Josso (2010), Marcuschi, (2001), entre outros. Como resultado, constatou-se que os professores dominam observações da oralidade e da escrita com gêneros multimodais na construção de sentido relaciondo-os aos usos sociais da linguagem e articulação entre experiências vivenciadas em sala de aula.

Keywords : Narrativas de professores; Oralidade e Escrita; Multiletramento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )