SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Políticas Públicas Educativas: de la Educación Infantil a la Inclusión Escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

FUMAGALLI, Laura Mendes Rodrigues et al. Desenvolvimento Profissional Docente através de Intervenções Colaborativas em tempos de pandemia. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e034.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-34.

O estudo teve como objetivo evidenciar a experiência da pesquisa colaborativa, através da consolidação de intervenções formativas. Caracteriza-se quanto aos objetivos como exploratória, tratando-se de uma pesquisa colaborativa. Participaram do estudo 56 professores da rede municipal, de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. As intervenções ocorreram no ano de 2020, via aplicativo Google Meet, devido a pandemia do Covid 19. Evidenciou-se inicialmente que os professores estavam inibidos e inseguros em expor suas opiniões, no entanto aos poucos, foram se apropriando do uso do aplicativo utilizado nas formações e foram desmistificando o distanciamento que sentiam referente aos pesquisadores. As intervenções atenderam às expectativas dos pesquisadores pela interação entre o processo de conhecimento e aproximação em tempo real com objeto do estudo e, dos professores pela contextualização, diminuição de anseios, propiciando reflexões, mudanças e desenvolvimento profissional docente, incitando a enfrentarem de forma mais segura as dificuldades que surgiam com a pandemia.

Palabras clave : Formação de Professores; Contexto Educacional; Colaboração.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )