SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Leyendas, tramas y realidades alternativas: narrativas sobre la realidad contemporánea y regímenes de conocimientoLa enseñanza de la Geografía en tiempos de hegemonía de las tecnologías digitales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

THEVES, Denise Wildner  y  KAERCHER, Nestor André. A Geografia nos anos iniciais: olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e025.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-25.

O texto apresenta reflexões sobre a importância do ensino de Geografia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a necessidade da formação qualificada dos professores. Apresenta pressupostos que destacam a indissociabilidade da humanização na produção do espaço geográfico, e o desafio que se coloca aos docentes na busca pela constituição de um espaço pedagógico que dialogue, ouça e proponha geografias com as crianças, no contexto de abundância informacional, hiperconectividade e complexas relações sócio-políticas. Assume o compromisso epistêmico de propostas pedagógicas que aventem leituras e visões de mundo diversas, contribuindo para que a escola seja um espaço de reflexão mais capacitada. Mobilizados pela temática, foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica e levantamento documental no Catálogo de Teses e Dissertações no Portal da Capes, a partir da produção acadêmica stricto sensu (mestrado e doutorado), em instituições públicas federais, publicadas no período de 2010 até 2020. A investigação reiterou a premência de novas leituras da escola, das pesquisas e do mundo.

Palabras clave : Geografia escolar; Anos iniciais; Docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )