SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Lendas, complôs e realidades alternativas: as narrativas acerca da realidade contemporânea e os regimes de conhecimentoO ensino de Geografia em tempos de hegemonia das tecnologias digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

THEVES, Denise Wildner  e  KAERCHER, Nestor André. A Geografia nos anos iniciais: olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e025.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-25.

O texto apresenta reflexões sobre a importância do ensino de Geografia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a necessidade da formação qualificada dos professores. Apresenta pressupostos que destacam a indissociabilidade da humanização na produção do espaço geográfico, e o desafio que se coloca aos docentes na busca pela constituição de um espaço pedagógico que dialogue, ouça e proponha geografias com as crianças, no contexto de abundância informacional, hiperconectividade e complexas relações sócio-políticas. Assume o compromisso epistêmico de propostas pedagógicas que aventem leituras e visões de mundo diversas, contribuindo para que a escola seja um espaço de reflexão mais capacitada. Mobilizados pela temática, foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica e levantamento documental no Catálogo de Teses e Dissertações no Portal da Capes, a partir da produção acadêmica stricto sensu (mestrado e doutorado), em instituições públicas federais, publicadas no período de 2010 até 2020. A investigação reiterou a premência de novas leituras da escola, das pesquisas e do mundo.

Palavras-chave : Geografia escolar; Anos iniciais; Docência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )