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Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

MONTEAGUDO, Diego García  e  GONZALEZ, Xosé Manuel Souto. Contribuições do Geoforo para a formação da cidadania crítica. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e027.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-27.

A crise sanitária da COVID-19 colocou no palco das preocupações o enfrentamento político entre diferente posições sociais; os que querem conservar os seus privilégios e aquelas pessoas que simplesmente pretendem sobreviver. Neste artigo queremos oferecer uma argumentação a favor da racionalidade do sistema escolar para construir um discurso educativo que facilite a comunicação entre as pessoas de diferentes lugares, com o objetivo de criar trocas e a formulação de pensamento crítico. A criação do Geoforo em 2008 facilitou o intercâmbio de pensamentos e reflexões sobre o compromisso pessoal e grupal em relação a geografia e outras ciências sociais, na elaboração de uma interpretação dos problemas ambientais e sociais. O papel dos professores como intelectuais que procuram influir na participação escolar é o elemento essencial que articula a discussão desenvolvida neste texto.

Palavras-chave : Geografia escolar; Geoforo Iberoamericano; Professor pesquisador; Projeto curricular.

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