SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Educação geográfica e ensino remoto: a relação dos jovens escolares com a escola na atualidadeAprendendo sobre a cidade: o ensino por argumentação e a construção de um conhecimento geográfico poderoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

LADEIRA, Francisco Fernandes. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de Geografia: para além de visões instrumentais. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e029.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-29.

As “Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) - smartphones computadores e tablets, entre outros aparatos - têm modificado as diferentes relações sociais, de maneira geral, e o processo de construção do conhecimento, de modo particular. Quando se fala em TDICs no ambiente escolar, não raro encontramos posicionamentos que concebem estas tecnologias somente como “materiais didáticos” ou “metodologias”, o que significa considerá-las simples ferramentas didático-pedagógicas. Nesse sentido, visando superar visões instrumentais sobre as TDICs, no presente artigo propomos a compressão das tecnologias digitais como dispositivos responsáveis por gerar novas formas de ensinar e apreender, enfatizando os conteúdos trabalhados na Geografia escolar e as possibilidades pedagógicas de aplicação das tecnologias digitais nessa disciplina. Nosso procedimento de pesquisa foi caracterizado pelo levantamento de literatura a respeito dos impactos sociais e cognitivos das tecnologias digitais. Constatou-se que as TDICs, mais do que potenciais recursos paradidáticos, são artefatos culturais que podem modificar a maneira como o cérebro aprende.

Palavras-chave : TDICs; Metodologias; Educação básica; Cognição.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )