SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The insertion of transversal themes and the teaching of Geography in times of ideological polarization: in focus the State Education Network of Goiás/BrazilTeaching and learning Geography in the context of the Sustainable Development Goals (SDGs) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; MAURICIO, Suelen Santos  and  MICHIELIN, Carolina Araújo. Estágio Curricular Supervisionado em Geografia: desafios da aprendizagem docente em tempos de pandemia. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e032.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-32.

A proposta deste artigo consiste em desenvolver algumas reflexões acerca do estágio curricular supervisionado em Geografia no contexto de pandemia de COVID-19 e apresentar os desafios vivenciados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III do curso de Geografia Licenciatura do Centro de Ciência Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC, presente na sétima fase do curso, com destaque para as ações desenvolvidas no primeiro semestre do ano de 2021. Essas atividades foram realizadas de forma remota e, diante das dificuldades, foram encontradas algumas alternativas para que os movimentos do estágio, sobretudo as práticas docentes, fossem efetivadas. Acreditamos que as experiências e reflexões desenvolvidas possibilitaram a superação de alguns obstáculos relacionados a migração das atividades para o ensino remoto por meio de plataformas virtuais e a falta do contato direto com as unidades escolares e possibilitou a construção de novos saberes e a vivência de outras formas de exercício da docência.

Keywords : Estágio Curricular Supervisionado em Geografia; Estágio de docência em Geografia; Formação inicial de professores de Geografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )