SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Transglobality, cosmopolitanism and innovation as school languages in times of crisis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

LANEVE, Cosimo  and  MARGIOTTA, Rosatilde. Metáfora: o poder da significação no ensino. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e048.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-48.

Este artigo apresenta uma discussão a respeito da aplicação de metáforas na significação das palavras como maneira original de interpretar o mundo devido a capacidade deste recurso linguístico de adaptação diante da multiplicidade do ser, com seus significados diversos. Pretendeu-se definir o conceito de metáfora trazendo a visão de Aristóteles (1987), bem como delimitar os reflexos da adoção de termos e palavras para representação figurada. É evidenciado o potencial de abstração cognitiva das metáforas que surge de associações e acaba por enriquecer e valorizar pluralismo hermenêutico na expressão cotidiana e também na linguagem científica.

Keywords : Metáfora; Significação de palavras; Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )