SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Transglobalidad, cosmopolitismo e innovación como lenguas escolares en tiempos de crisisLa percepción de los profesores sobre las consecuencias de la pandemia en la Educación Básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MENEZES, Eliana; SCHWERTNER, Suzana Feldens  y  HATTGE, Morgana Domênica. Por uma escuta da infância: inclusão escolar e as demandas pós-pandemia. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e051.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-51.

Há aproximadamente dezessete meses vive-se os efeitos da pandemia de COVID-19 nas mais diferentes dimensões da vida social, dentre elas, a educacional. Nesse cenário, com o objetivo de discutir práticas de inclusão e exclusão produzidas no contexto do ensino remoto, propõe-se uma problematização sobre os efeitos dessas práticas nos processos de escolarização da infância que retorna à escola. Diante das limitações operadas pelo/no ensino remoto, debate-se a intensificação das práticas de responsabilização individual dos alunos com relação às dificuldades de aprendizagem por eles vivenciadas como consequência desse período de afastamento da escola. Questões que convidam a pensar sobre como a escola se reorganiza para possibilitar que tais dificuldades sejam minimizadas nortearam os tópicos que constituem o texto, cuja finalização foi construída a partir da defesa da potência da escola quando resiste ao imperativo da norma e atenta para a singularidade que constitui cada vida que a habita.

Palabras clave : Inclusão escolar; Infância; Pandemia de Covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )