SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Escuchando a la infancia: inclusión escolar y las demandas post pandemiaLa escuela hoy - ensayo basado en Paulo Freire y Alexander Neill índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

CARDOSO, Fernanda Serpa; SOARES, Guilherme Marques  y  GONCALVES, Bianca da Cruz Lima. A Percepção de professores sobre as consequências da pandemia da COVID 19 na Educação Básica. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e052.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-52.

Nos últimos séculos, o uso da tecnologia digital avançou, impactando as relações pessoais. Os dispositivos eletrônicos permitiram que, durante a pandemia causada pelo Sars-Cov-2, houvesse busca pela continuidade no ensino, trazendo novos desafios aos alunos e professores. O artigo relata os impactos do ensino remoto durante a pandemia na concepção de 45 professores da Educação Básica. Para isso, foi aplicado um questionário semi-estruturado, visando explorar as maneiras encontradas por eles para se adequarem à modalidade, como foram redimensionadas as práticas pedagógicas e investigar a relação professor-aluno. Os resultados apontaram que, de modo geral, houve maior demanda de tempo para a preparação das aulas e menor interação entre os professores e seus alunos. Além disso, foi observada diferença no que tange ao ensino das escolas públicas e privadas. Conclui-se que foram muitos os impactos causados pelo ensino remoto durante a pandemia da COVID 19, necessitando repensar a educação para os próximos anos.

Palabras clave : Ensino Remoto; Educação 4.0; Práticas Pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )