SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Por uma escuta da infância: inclusão escolar e as demandas pós-pandemiaA escola na atualidade - ensaio a partir de Paulo Freire e Alexander Neill índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

CARDOSO, Fernanda Serpa; SOARES, Guilherme Marques  e  GONCALVES, Bianca da Cruz Lima. A Percepção de professores sobre as consequências da pandemia da COVID 19 na Educação Básica. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e052.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-52.

Nos últimos séculos, o uso da tecnologia digital avançou, impactando as relações pessoais. Os dispositivos eletrônicos permitiram que, durante a pandemia causada pelo Sars-Cov-2, houvesse busca pela continuidade no ensino, trazendo novos desafios aos alunos e professores. O artigo relata os impactos do ensino remoto durante a pandemia na concepção de 45 professores da Educação Básica. Para isso, foi aplicado um questionário semi-estruturado, visando explorar as maneiras encontradas por eles para se adequarem à modalidade, como foram redimensionadas as práticas pedagógicas e investigar a relação professor-aluno. Os resultados apontaram que, de modo geral, houve maior demanda de tempo para a preparação das aulas e menor interação entre os professores e seus alunos. Além disso, foi observada diferença no que tange ao ensino das escolas públicas e privadas. Conclui-se que foram muitos os impactos causados pelo ensino remoto durante a pandemia da COVID 19, necessitando repensar a educação para os próximos anos.

Palavras-chave : Ensino Remoto; Educação 4.0; Práticas Pedagógicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )