SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29La percepción de los profesores sobre las consecuencias de la pandemia en la Educación BásicaReflexiones y reticencias: declaraciones sobre Educación Remota en tiempos de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan  y  ARAUJO, Osmar Hélio Alves. A escola na atualidade - ensaio a partir de Paulo Freire e Alexander Neill. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e053.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-53.

Este escrito, de natureza ensaística, textualiza uma discussão a respeito da educação escolar. Objetiva refletir sobre a escola na atualidade, creditando ideias e conceitos debatidos por Paulo Freire e Alexander Sutherland Neill como centrais para o desenvolvimento da prática educativa escolar, a saber: a formação humana, o diálogo e a liberdade. Em termos metodológicos, se funde na pesquisa bibliográfica. Desse diálogo entre os dois pensadores, vislumbramos um caminho para a educação escolar que se fundamenta em três itinerários complementares: uma escola que se alimente, perenemente, da ideia da educação como uma prática social humanizadora; uma escola que se referencie no conhecimento útil à vida; e uma escola que promova o diálogo, respeite a diversidade do ser humano e cultive as relações socioafetivas.

Palabras clave : Escola; Formação Humana; Diálogo; Liberdade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )