SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A Percepção de professores sobre as consequências da pandemia da COVID 19 na Educação BásicaReflexões e reticências: enunciações sobre o Ensino Remoto em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan  e  ARAUJO, Osmar Hélio Alves. A escola na atualidade - ensaio a partir de Paulo Freire e Alexander Neill. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e053.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-53.

Este escrito, de natureza ensaística, textualiza uma discussão a respeito da educação escolar. Objetiva refletir sobre a escola na atualidade, creditando ideias e conceitos debatidos por Paulo Freire e Alexander Sutherland Neill como centrais para o desenvolvimento da prática educativa escolar, a saber: a formação humana, o diálogo e a liberdade. Em termos metodológicos, se funde na pesquisa bibliográfica. Desse diálogo entre os dois pensadores, vislumbramos um caminho para a educação escolar que se fundamenta em três itinerários complementares: uma escola que se alimente, perenemente, da ideia da educação como uma prática social humanizadora; uma escola que se referencie no conhecimento útil à vida; e uma escola que promova o diálogo, respeite a diversidade do ser humano e cultive as relações socioafetivas.

Palavras-chave : Escola; Formação Humana; Diálogo; Liberdade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )