SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The school today - essay based on Paulo Freire and Alexander NeillContinuing teacher training and (dis)articulations with the basic education school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SILVA, Peterson Fernando Kepps da; SCHWANTES, Lavínia  and  SANTOS, Mélany Silva dos. Reflexões e reticências: enunciações sobre o Ensino Remoto em tempos de pandemia. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e055.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-55.

O trabalho apresenta uma investigação acerca das enunciações que os estudantes têm dito sobre o ensino remoto no período de pandemia do COVID-19. Para produzir os dados, aplicamos um questionário para alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no Rio Grande do Sul. Identificamos que a maioria acessam as atividades em casa, e se conectam a internet via wi-fi. A maioria não aprova o ensino remoto; poucos consideram tranquilo. Nesse grupo é possível observar que existe uma estrutura social e psicológica os amparando. Os estudantes apontam dificuldades de entendimento para a realização das atividades, mencionando cinco disciplinas. Da análise construímos dois enunciados: 1) o ensino remoto não é aprovado por aqueles estudantes com falta de estrutura física e/ou auxílio de responsáveis; e 2) o ensino remoto é uma alternativa viável no período de pandemia.

Keywords : Ensino Fundamental; COVID-19; Ensino Remoto; Educação Básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )