SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29La escuela hoy - ensayo basado en Paulo Freire y Alexander NeillFormación continua del profesorado y (des) articulaciones con la escuela de educación básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SILVA, Peterson Fernando Kepps da; SCHWANTES, Lavínia  y  SANTOS, Mélany Silva dos. Reflexões e reticências: enunciações sobre o Ensino Remoto em tempos de pandemia. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e055.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-55.

O trabalho apresenta uma investigação acerca das enunciações que os estudantes têm dito sobre o ensino remoto no período de pandemia do COVID-19. Para produzir os dados, aplicamos um questionário para alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no Rio Grande do Sul. Identificamos que a maioria acessam as atividades em casa, e se conectam a internet via wi-fi. A maioria não aprova o ensino remoto; poucos consideram tranquilo. Nesse grupo é possível observar que existe uma estrutura social e psicológica os amparando. Os estudantes apontam dificuldades de entendimento para a realização das atividades, mencionando cinco disciplinas. Da análise construímos dois enunciados: 1) o ensino remoto não é aprovado por aqueles estudantes com falta de estrutura física e/ou auxílio de responsáveis; e 2) o ensino remoto é uma alternativa viável no período de pandemia.

Palabras clave : Ensino Fundamental; COVID-19; Ensino Remoto; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )