SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Reflexões e reticências: enunciações sobre o Ensino Remoto em tempos de pandemiaEnsino de linguagens no contexto remoto: experiência em uma escola pública de Mato Grosso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

COSTA, Elisangela André da Silva; SILVA, Maria do Socorro Lopes da  e  COSTA, Eisenhower Souza. Formação contínua de professores e as (des)articulações com a escola de educação básica. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e056.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-56.

O presente estudo toma como objetivo de investigação a formação contínua de professores. Parte da problematização do atual contexto, em que a docência e os processos formativos são cada vez mais atravessados por princípios neoliberais, que imprimem nas políticas educacionais a lógica da produtividade, performatividade e competitividade. Metodologicamente pautada na abordagem qualitativa, a investigação utilizou como estratégia de aproximação coma realidade uma entrevista narrativa, realizada junto a um professor que atua em turmas de ensino fundamental e médio no município de Horizonte-Ceará. Foi estabelecido como objetivo geral refletir sobre as articulações que se estabelecem entre a formação contínua e os desafios vividos pelos professores no exercício de sua profissão no contexto da educação básica. Os resultados apontaram que mesmo atravessada pelas tensões e contradições presentes na sociedade contemporânea, a formação contínua pode se estabelecer como espaço de diálogo e de valorização da docência e da escola pública.

Palavras-chave : Formação contínua; Professores; Escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )