SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Formação contínua de professores e as (des)articulações com a escola de educação básicaEnsino remoto na escola: análise das dificuldades de professores de matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

VOLTOLINI, Ana Graciela M. F. da Fonseca; ARBEX, Elisangela Alves Sobrinho  e  DAMASCENO, Marcia de Souza. Ensino de linguagens no contexto remoto: experiência em uma escola pública de Mato Grosso. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e057.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-57.

Neste artigo apresentamos uma prática de ensino de linguagens em uma escola pública de Mato Grosso utilizando a Sequência Didática como metodologia aportada na teoria de Schneuwly e Dolz (2004). Objetivou-se utilizar práticas que assegurem a aprendizagem no contexto do ensino remoto, ao final, foi identificado que trabalhar de forma colaborativa utilizando ferramentas como o Google Documentos, Google Meet e WhatsApp é importante neste cenário, e que devemos também promover atividades voltadas aos letramentos digitais dos alunos das escolas públicas. Ainda que diante de um contexto desigual no que tange às tecnologias digitais, a experiência mostrou a importância em proporcionar aos alunos experiências com o uso das TDIC e de gêneros textuais pertencentes ao cotidiano, como a reportagem, produzida por meio da Sequência Didática.

Palavras-chave : Linguagens; Ensino; Sequência Didática; TDIC.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )