SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29La enseñanza de idiomas en el contexto remoto: experiencia en una escuela pública de Mato GrossoEducación y tecnología: perspectivas para diálogos sobre educación para la emancipación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

PROENCA, Marcelo Carlos de; LUZ, João Alessandro da  y  MENDES, Luiz Otavio Rodrigues. Ensino remoto na escola: análise das dificuldades de professores de matemática. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e058.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-58.

Tendo em vista as adversidades da educação durante a pandemia de COVID-19, este artigo busca analisar e evidenciar as dificuldades encontradas por professores de matemática ao exercerem o ensino remoto durante esse período. Neste estudo, de cunho qualitativo e descritivo, participaram 18 professores de escolas públicas e privadas. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico e discutidos com a análise de conteúdo de Bardin, da qual emergiram quatro categorias de dificuldades: I - Dificuldades em habilidades para o uso de tecnologias; II - Dificuldades de infraestrutura para o ensino remoto: acesso à internet, softwares e equipamentos; III - Dificuldades relacionadas aos alunos: falta de atendimento pedagógico presencial, pouca frequência e desinteresse; IV - Dificuldades relacionadas aos professores: adaptação ao trabalho remoto e aumento da carga laboral. Tais dificuldades evidenciam a necessidade de letramento digital dos docentes por meio de formação continuada como a necessidade de investimentos de infraestrutura nas escolas públicas.

Palabras clave : Ensino Remoto; Pandemia; Educação; Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )