SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Ensino de linguagens no contexto remoto: experiência em uma escola pública de Mato GrossoEducação e Tecnologia: perspectivas para diálogos em torno da educação para a emancipação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

PROENCA, Marcelo Carlos de; LUZ, João Alessandro da  e  MENDES, Luiz Otavio Rodrigues. Ensino remoto na escola: análise das dificuldades de professores de matemática. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e058.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-58.

Tendo em vista as adversidades da educação durante a pandemia de COVID-19, este artigo busca analisar e evidenciar as dificuldades encontradas por professores de matemática ao exercerem o ensino remoto durante esse período. Neste estudo, de cunho qualitativo e descritivo, participaram 18 professores de escolas públicas e privadas. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico e discutidos com a análise de conteúdo de Bardin, da qual emergiram quatro categorias de dificuldades: I - Dificuldades em habilidades para o uso de tecnologias; II - Dificuldades de infraestrutura para o ensino remoto: acesso à internet, softwares e equipamentos; III - Dificuldades relacionadas aos alunos: falta de atendimento pedagógico presencial, pouca frequência e desinteresse; IV - Dificuldades relacionadas aos professores: adaptação ao trabalho remoto e aumento da carga laboral. Tais dificuldades evidenciam a necessidade de letramento digital dos docentes por meio de formação continuada como a necessidade de investimentos de infraestrutura nas escolas públicas.

Palavras-chave : Ensino Remoto; Pandemia; Educação; Matemática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )