SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Education and Technology: perspectives for dialogues on education for emancipationComparative Analysis of Mathematics Programs: Industrial Technical Courses versus School (1942-1965) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

JOHNSON, Luanna Freitas; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo  and  FONSECA, Aline Arruda Rodrigues da. Identificação das necessidades educacionais especiais no contexto de políticas públicas. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e014.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-14.

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de identificação das necessidades educacionais especiais de estudantes com deficiência intelectual (DI) encaminhados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto, recorremos à pesquisa documental, a partir de marcos legais e materiais de formação docente utilizadas pelo Ministério da Educação. A análise dos elementos evidencia lacunas quanto aos subsídios teórico metodológicos para subsidiar esse processo. Os marcos legais apontam diversas atribuições do professor, tais como: avaliação das necessidades, elaboração e execução do plano de atendimento individual, produção de materiais pedagógicos, articulação com outros setores, orientação à família e ao professor da sala regular. Por sua vez, as publicações utilizadas na formação docente não promovem sua instrumentalização. Sendo assim, o processo de identificação das necessidades do aluno precisa ser subsidiado por fundamentos teóricos e metodológicos que oportunizem a organização da educação escolar com vistas à humanização do estudante independentemente de suas condições objetivas.

Keywords : Sala de Recursos Multifuncionais; Avaliação das necessidades educacionais; Ministério da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )