SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Educação e Tecnologia: perspectivas para diálogos em torno da educação para a emancipaçãoAnálise comparativa dos programas de Matemática: cursos técnicos industriais versus colégio (1942-1965) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

JOHNSON, Luanna Freitas; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo  e  FONSECA, Aline Arruda Rodrigues da. Identificação das necessidades educacionais especiais no contexto de políticas públicas. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e014.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-14.

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de identificação das necessidades educacionais especiais de estudantes com deficiência intelectual (DI) encaminhados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto, recorremos à pesquisa documental, a partir de marcos legais e materiais de formação docente utilizadas pelo Ministério da Educação. A análise dos elementos evidencia lacunas quanto aos subsídios teórico metodológicos para subsidiar esse processo. Os marcos legais apontam diversas atribuições do professor, tais como: avaliação das necessidades, elaboração e execução do plano de atendimento individual, produção de materiais pedagógicos, articulação com outros setores, orientação à família e ao professor da sala regular. Por sua vez, as publicações utilizadas na formação docente não promovem sua instrumentalização. Sendo assim, o processo de identificação das necessidades do aluno precisa ser subsidiado por fundamentos teóricos e metodológicos que oportunizem a organização da educação escolar com vistas à humanização do estudante independentemente de suas condições objetivas.

Palavras-chave : Sala de Recursos Multifuncionais; Avaliação das necessidades educacionais; Ministério da Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )