SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Special educational needs are identified within the context of public policiesTo learn while teaching and the potential to activate monitoring and control mechanisms of understanding: study involving teachers in pre-service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

MACIEL, Paulo Roberto Castor. Análise comparativa dos programas de Matemática: cursos técnicos industriais versus colégio (1942-1965). Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e015.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-15.

A partir de estudos históricos sobre a disciplina de Matemática no ensino secundário, verificou-se uma lacuna com relação à disciplina no ensino industrial. O objetivo do artigo é comparar matemática nos cursos técnicos da Escola Técnica Nacional com a disciplina do 2ºciclo do ensino secundário da época. Para realização da investigação, utilizou-se a história comparada e história das disciplinas escolares. As fontes de pesquisa foram os programas de Matemática, legislação e manuais didáticos. Podemos concluir que, entre as similaridades, temos a forma de ensinar e a nomenclatura de alguns dos conteúdos, e entre as diferenças, a distribuição da disciplina, a carga horária, as finalidades e os manuais.

Keywords : Ensino Industrial; ETN; Estudo Comparativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )