SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Identificación de necesidades educativas especiales en el contexto de politicas públicasAprendizaje mediante la enseñanza y la posibilidad de activar los mecanismos de seguimiento y control de la propia comprensión: un estudio con futuros docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MACIEL, Paulo Roberto Castor. Análise comparativa dos programas de Matemática: cursos técnicos industriais versus colégio (1942-1965). Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e015.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-15.

A partir de estudos históricos sobre a disciplina de Matemática no ensino secundário, verificou-se uma lacuna com relação à disciplina no ensino industrial. O objetivo do artigo é comparar matemática nos cursos técnicos da Escola Técnica Nacional com a disciplina do 2ºciclo do ensino secundário da época. Para realização da investigação, utilizou-se a história comparada e história das disciplinas escolares. As fontes de pesquisa foram os programas de Matemática, legislação e manuais didáticos. Podemos concluir que, entre as similaridades, temos a forma de ensinar e a nomenclatura de alguns dos conteúdos, e entre as diferenças, a distribuição da disciplina, a carga horária, as finalidades e os manuais.

Palabras clave : Ensino Industrial; ETN; Estudo Comparativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )