SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Identificação das necessidades educacionais especiais no contexto de políticas públicasAprender ensinando e a possibilidade de ativar os mecanismos de monitoramento e controle da própria compreensão: estudo envolvendo futuros professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

MACIEL, Paulo Roberto Castor. Análise comparativa dos programas de Matemática: cursos técnicos industriais versus colégio (1942-1965). Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e015.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-15.

A partir de estudos históricos sobre a disciplina de Matemática no ensino secundário, verificou-se uma lacuna com relação à disciplina no ensino industrial. O objetivo do artigo é comparar matemática nos cursos técnicos da Escola Técnica Nacional com a disciplina do 2ºciclo do ensino secundário da época. Para realização da investigação, utilizou-se a história comparada e história das disciplinas escolares. As fontes de pesquisa foram os programas de Matemática, legislação e manuais didáticos. Podemos concluir que, entre as similaridades, temos a forma de ensinar e a nomenclatura de alguns dos conteúdos, e entre as diferenças, a distribuição da disciplina, a carga horária, as finalidades e os manuais.

Palavras-chave : Ensino Industrial; ETN; Estudo Comparativo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )