SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Comparative Analysis of Mathematics Programs: Industrial Technical Courses versus School (1942-1965)Thereza Pereira Rocha’s Writings: from Pestalozzi to Thorndike, knowledge to teach arithmetic problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo  and  NICOLODI, Jean Carlos. Aprender ensinando e a possibilidade de ativar os mecanismos de monitoramento e controle da própria compreensão: estudo envolvendo futuros professores. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e016.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-16.

Este trabalho se ocupa de analisar a atividade de aprender ensinando, particularmente relacionado à sua potencialidade para identificar incompreensões e incertezas do conhecimento. A partir de um estudo envolvendo participantes de um projeto de aulas de monitoria em uma universidade brasileira, a investigação analisou a tomada de consciência destes alunos em termos do favorecimento da estruturação das aulas para identificar lacunas de aprendizagem. A investigação recorreu a entrevistas para responder ao questionamento central: o ato de ensinar na forma de monitoria oportuniza ao seu executor uma reflexão metacognitiva? A metacognição foi entendida como a capacidade dos sujeitos de monitorar e controlar suas compreensões, o que pode ser associado à identificação de incompreensões e incertezas do conhecimento. Os resultados apontaram que os estudantes apoiadores veem na atividade a oportunidade de aprender, sobretudo, no momento em que estão explicando o conteúdo. Além disso, o estudo explicita a importância de identificar lacunas de compreensão como forma de qualificar a aprendizagem.

Keywords : Incompreensões e incertezas do conhecimento; Metacognição; Aprendizagem em Física.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )