SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Aprendizaje mediante la enseñanza y la posibilidad de activar los mecanismos de seguimiento y control de la propia comprensión: un estudio con futuros docentesTransposición didáctica del concepto de número irracional en obras portuguesas de 1909 a 1963 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

GIUSTI, Bruna Lima Ramos  y  SOUZA, Andreia Fernandes de. Escritos de Thereza Pereira Rocha: de Pestalozzi à Thorndike, saberes para ensinar problemas aritméticos. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e017.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-17.

Esse artigo propõe observar as sistematizações na constituição do saber profissional, com base nas de apropriações feitas por Thereza Pereira da Rocha, em seu caderno datado do ano de 1958, no qual registrou anotações de um curso de aperfeiçoamento. Utilizaram-se como metodologia os seguintes conceitos: processos (BURKE, 2016), saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHENEUWLY, 2017) e, mais próximo desse objetivo teórico, os conceitos de matemática a ensinar e matemática para ensinar (BERTINI; MORAIS; VALENTE, 2017). Entende-se que os saberes registrados no caderno remetem a preceitos anteriores à produção desse documento, mais especificamente a dois autores: Pestalozzi e Thorndike. O primeiro autor marca a disseminação do método intuitivo nos anos finais do século XIX, no Brasil. O segundo, a partir dos avanços a respeito do desenvolvimento infantil, propõe mudanças em relação ao ensino de aritmética no início do século XX. Como conclusões, indica-se que no caderno há preceitos difundidos por esses autores, o que representa que o ensino de aritmética não descartou simplesmente ideias anteriores e, sim, incorporou-as no ensino dito “moderno”.

Palabras clave : Caderno escolar; História da Educação Matemática; Saber Profissional; Problemas Aritméticos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )