SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Aprender ensinando e a possibilidade de ativar os mecanismos de monitoramento e controle da própria compreensão: estudo envolvendo futuros professoresTransposição didática do conceito de número irracional nas obras portuguesas de 1909 a 1963 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

GIUSTI, Bruna Lima Ramos  e  SOUZA, Andreia Fernandes de. Escritos de Thereza Pereira Rocha: de Pestalozzi à Thorndike, saberes para ensinar problemas aritméticos. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e017.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-17.

Esse artigo propõe observar as sistematizações na constituição do saber profissional, com base nas de apropriações feitas por Thereza Pereira da Rocha, em seu caderno datado do ano de 1958, no qual registrou anotações de um curso de aperfeiçoamento. Utilizaram-se como metodologia os seguintes conceitos: processos (BURKE, 2016), saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHENEUWLY, 2017) e, mais próximo desse objetivo teórico, os conceitos de matemática a ensinar e matemática para ensinar (BERTINI; MORAIS; VALENTE, 2017). Entende-se que os saberes registrados no caderno remetem a preceitos anteriores à produção desse documento, mais especificamente a dois autores: Pestalozzi e Thorndike. O primeiro autor marca a disseminação do método intuitivo nos anos finais do século XIX, no Brasil. O segundo, a partir dos avanços a respeito do desenvolvimento infantil, propõe mudanças em relação ao ensino de aritmética no início do século XX. Como conclusões, indica-se que no caderno há preceitos difundidos por esses autores, o que representa que o ensino de aritmética não descartou simplesmente ideias anteriores e, sim, incorporou-as no ensino dito “moderno”.

Palavras-chave : Caderno escolar; História da Educação Matemática; Saber Profissional; Problemas Aritméticos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )