SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Los escritos de Thereza Pereira Rocha: de Pestalozzi a Thorndike, saberes para enseñar problemas aritméticosConsideraciones sobre la interacción entre profesores e investigadores en el desarrollo del proyecto PREMa - EB índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

DIAS, Marisa da Silva. Transposição didática do conceito de número irracional nas obras portuguesas de 1909 a 1963. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e018.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-18.

O objetivo é apresentar o conceito de número irracional em onze obras didáticas portuguesas compreendendo o período de 1909 a 1963. Sob os princípios teóricos da transposição didática, com enfoque no saber a ensinar e da metodologia exploratória do tipo bibliográfica, os principais resultados voltados à publicidade desse saber são caracterizados por definições de número irracional como classes contíguas, em obras na década de 1910; como relação entre grandezas incomensuráveis, nas obras da década de 1930 e início da década de 1940 e como dízima infinita não periódica, nas obras das décadas de 1950 e 1960, em definitiva substituição a abordagem de classes contíguas. A sequência das explanações didáticas do conceito nas obras, em geral, parte de um caso particular de raiz quadrada de um número que não é quadrado perfeito, seguindo para uma definição, como generalização, e poucos exemplos. Exemplos de números transcendentes aparecem após 1954.

Palabras clave : Número Irracional; Transposição Didática; Livro Didático.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )