SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Transposição didática do conceito de número irracional nas obras portuguesas de 1909 a 1963Uma geometria para ensinar de José Augusto Coelho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo; ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira  e  ALMEIDA, Chrystian Bastos de. Considerações sobre a interação entre professores e pesquisadores no desenvolvimento do Projeto PREMa - EB. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e019.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-19.

Este artigo visa a apresentar a contribuição da Gênese Documental, em especial da noção de esquema, no trabalho colaborativo de professores do projeto de pesquisa Pensar os Recursos para o Ensino de Matemática no Ensino Básico - PREMa - EB e seus impactos. O projeto foi desenvolvido tendo como alicerce a metodologia da pesquisa-ação-formação, enquadrando-se na proposta de um caminho de pesquisa que favorece a articulação entre pesquisadores de universidades e grupos de professores da educação básica. O referencial teórico da pesquisa é a Gênese Documental, elaborada por Gueudet e Trouche (2009), a qual tem como pilar a noção de documento (recursos combinados a seus esquemas de utilização). Pode-se perceber no desenvolvimento do trabalho colaborativo os impactos da noção de esquema indicando a transformação dos recursos em acordo com os elementos trazidos pelos professores, os quais são advindos de suas concepções e suas práticas de sala de aula.

Palavras-chave : Gênese Documental; Esquema; Trabalho colaborativo; Pesquisa-ação-formação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )