SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Considerations on the interaction between teachers and researchers in the development of the PREMa-EB projectThe teaching of mathematics in the Brazilian junior high school: a look from the Jesuit Pedro Browe at the beginning of the 20th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves  and  FORTALEZA, Francisca Janice dos Santos. Uma geometria para ensinar de José Augusto Coelho. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e020.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-20.

Este artigo apresenta resultados parciais da tese de doutoramento da primeira autora, que está alinhada a um projeto amplo de investigação. A tese objetiva caracterizar uma geometria para ensinar a partir de manuais de pedagogia direcionados à formação de professores dos primeiros anos escolares. Neste artigo, objetivamos caracterizar a geometria para ensinar que se manteve estável na produção de José Augusto Coelho. Essa caracterização deu-se a partir dos documentos históricos mencionados, considerando as determinações sobre como transformar informações dispersas em saberes sistematizados. Os resultados apontam que a geometria para ensinar sistematizada por Coelho mobiliza a geometria euclidiana e orienta que a apresentação dos objetos de ensino aconteça de forma intuitiva, via decomposições sucessivas, dos sólidos ao ponto. Há a indicação de que após essa apresentação façam-se recomposições, caminhando à sistematização das formas como objetos ideais. Isso nos permite caracterizar a geometria para ensinar de Coelho como geometria intuitiva-tradicional para ensinar.

Keywords : Manuais de pedagogia; Augusto Coelho; Saber profissional do professor; Ferramenta de trabalho do professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )