SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Consideraciones sobre la interacción entre profesores e investigadores en el desarrollo del proyecto PREMa - EBLa enseñanza de las matemáticas en la escuela secundaria brasileña: una mirada del jesuita Pedro Browe a principios del siglo XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves  y  FORTALEZA, Francisca Janice dos Santos. Uma geometria para ensinar de José Augusto Coelho. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e020.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-20.

Este artigo apresenta resultados parciais da tese de doutoramento da primeira autora, que está alinhada a um projeto amplo de investigação. A tese objetiva caracterizar uma geometria para ensinar a partir de manuais de pedagogia direcionados à formação de professores dos primeiros anos escolares. Neste artigo, objetivamos caracterizar a geometria para ensinar que se manteve estável na produção de José Augusto Coelho. Essa caracterização deu-se a partir dos documentos históricos mencionados, considerando as determinações sobre como transformar informações dispersas em saberes sistematizados. Os resultados apontam que a geometria para ensinar sistematizada por Coelho mobiliza a geometria euclidiana e orienta que a apresentação dos objetos de ensino aconteça de forma intuitiva, via decomposições sucessivas, dos sólidos ao ponto. Há a indicação de que após essa apresentação façam-se recomposições, caminhando à sistematização das formas como objetos ideais. Isso nos permite caracterizar a geometria para ensinar de Coelho como geometria intuitiva-tradicional para ensinar.

Palabras clave : Manuais de pedagogia; Augusto Coelho; Saber profissional do professor; Ferramenta de trabalho do professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )