SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Uma geometria para ensinar de José Augusto CoelhoOs saberes docentes dos coordenadores pedagógicos: fios e miçangas de um colar vistoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

BRITTO, Silvio Luiz Martins; KUHN, Malcus Cassiano  e  BAYER, Arno. O ensino de Matemática no curso ginasial brasileiro: um olhar do jesuíta Pedro Browe no início do século XX. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e021.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-21.

O estudo aborda o artigo A Mathemática no curso Gymnasial, publicado em 1906, no relatório anual do Ginásio Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo/RS. Como o tema se insere na História da Educação Matemática, este estudo qualitativo e documental, ampara-se na pesquisa histórica. O artigo trata da Matemática no ensino secundário brasileiro, no início do século XX, a partir do olhar do jesuíta Pedro Browe. Considera que o programa de ensino secundário brasileiro se apresenta de forma teórica, não havendo espaço para aplicações práticas. Os conteúdos são trabalhados em apenas quatro anos, tempo inferior ao de países europeus. Destacando-se nos campos da aritmética e álgebra, defende o método intuitivo no ensino secundário de Matemática no Brasil, por influência do ginásio alemão e pautado na Ratio Studiorum. O ensino de Matemática deveria ser prático e utilitário, pois essa área é apropriada para desenvolver o raciocínio, a autonomia e a razão.

Palavras-chave : História da Educação; Jesuítas; Matemática; Ensino Secundário; Método de Ensino Intuitivo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )