SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The teaching of mathematics in the Brazilian junior high school: a look from the Jesuit Pedro Browe at the beginning of the 20th centuryThe Influence of Private Agents in the Brazilian High School Reform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SOUZA, Caroline Vieira de; LASTORIA, Andréa Coelho  and  ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva. Os saberes docentes dos coordenadores pedagógicos: fios e miçangas de um colar vistoso. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e022.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-22.

O artigo apresenta um estudo sobre os saberes docentes de cinco coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de Ribeirão Preto - SP. Partimos do pressuposto que, assim como os professores em exercício, os coordenadores mobilizam, constroem e reconstroem saberes docente nas ações que realizam. O estudo desenvolveu-se por meio de entrevistas semiestruturadas, em uma abordagem qualitativa. Os resultados revelam que ser articulador, facilitador e formador de professores, são saberes docentes que os coordenadores verbalizam, explicitamente, sobre seu papel. Além disso, ao relatarem suas práticas, adotam ações que promovem o diálogo e a construção de parcerias nas escolas, e, também, identificam entraves encontrados para desempenharem o papel de formadores de professores. A partir das práticas descritas, inferimos que as ações relatas pelos coordenadores revelam saberes profissionais da docência não verbalizados, a priori, por estes profissionais.

Keywords : Coordenador Pedagógico; Saberes docentes; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )