SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29La enseñanza de las matemáticas en la escuela secundaria brasileña: una mirada del jesuita Pedro Browe a principios del siglo XXLa influencia de los agentes privados en la reforma de la escuela secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SOUZA, Caroline Vieira de; LASTORIA, Andréa Coelho  y  ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva. Os saberes docentes dos coordenadores pedagógicos: fios e miçangas de um colar vistoso. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e022.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-22.

O artigo apresenta um estudo sobre os saberes docentes de cinco coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de Ribeirão Preto - SP. Partimos do pressuposto que, assim como os professores em exercício, os coordenadores mobilizam, constroem e reconstroem saberes docente nas ações que realizam. O estudo desenvolveu-se por meio de entrevistas semiestruturadas, em uma abordagem qualitativa. Os resultados revelam que ser articulador, facilitador e formador de professores, são saberes docentes que os coordenadores verbalizam, explicitamente, sobre seu papel. Além disso, ao relatarem suas práticas, adotam ações que promovem o diálogo e a construção de parcerias nas escolas, e, também, identificam entraves encontrados para desempenharem o papel de formadores de professores. A partir das práticas descritas, inferimos que as ações relatas pelos coordenadores revelam saberes profissionais da docência não verbalizados, a priori, por estes profissionais.

Palabras clave : Coordenador Pedagógico; Saberes docentes; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )