SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29O ensino de Matemática no curso ginasial brasileiro: um olhar do jesuíta Pedro Browe no início do século XXA influência dos agentes privados na reforma do Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SOUZA, Caroline Vieira de; LASTORIA, Andréa Coelho  e  ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva. Os saberes docentes dos coordenadores pedagógicos: fios e miçangas de um colar vistoso. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e022.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-22.

O artigo apresenta um estudo sobre os saberes docentes de cinco coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de Ribeirão Preto - SP. Partimos do pressuposto que, assim como os professores em exercício, os coordenadores mobilizam, constroem e reconstroem saberes docente nas ações que realizam. O estudo desenvolveu-se por meio de entrevistas semiestruturadas, em uma abordagem qualitativa. Os resultados revelam que ser articulador, facilitador e formador de professores, são saberes docentes que os coordenadores verbalizam, explicitamente, sobre seu papel. Além disso, ao relatarem suas práticas, adotam ações que promovem o diálogo e a construção de parcerias nas escolas, e, também, identificam entraves encontrados para desempenharem o papel de formadores de professores. A partir das práticas descritas, inferimos que as ações relatas pelos coordenadores revelam saberes profissionais da docência não verbalizados, a priori, por estes profissionais.

Palavras-chave : Coordenador Pedagógico; Saberes docentes; Formação de professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )