SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Currículo e tecnologias digitais na escolarização de jovens e adultos no Brasil: uma análise sistemática e integrativaEmpatia no contexto educacional: relatos de estudantes jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

AZEVEDO, Crislane Barbosa de  e  CASTRO, Débora Quezia Brito da Cunha. A Base Nacional Comum Curricular e as mudanças para o ensino de História no Ensino Médio. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e038.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-38.

A Base Nacional Comum Curricular, de 2018, normatiza mudanças curriculares, principalmente, para o Ensino Médio. Analisamos as implicações da nova estrutura curricular proposta pela Base para o ensino de História nesse segmento. Embasamo-nos na teoria crítica do currículo proposta por Apple (1982). Seguimos metodologia de cunho qualitativo e pautamo-nos em análise documental. As propostas presentes na BNCC vêm causando discussões e críticas. Acreditamos que o lugar de “não obrigatoriedade” destinado ao ensino de História implicará gradativamente na ausência dessa disciplina nos currículos de Ensino Médio em tempo integral, e dessa forma, prejudicará tanto o desenvolvimento crítico, reflexivo e identitário dos discentes quanto a formação de professores de História.

Palavras-chave : Base Nacional Comum Curricular; Ensino de História; Currículo; Ensino Médio.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )